
Crédito: Formula1.com
Lewis Hamilton celebrou um retorno triunfante ao degrau mais alto do pódio, garantindo sua primeira vitória pela Ferrari no Grande Prêmio da Espanha, em Barcelona. A performance notável de Hamilton no Circuito da Catalunha gerou elogios, inclusive do colega Lando Norris, que compartilhou o pódio e sugeriu que o heptacampeão mundial agora pode responder aos seus detratores.
Norris expressou a convicção de que Hamilton tem todos os motivos para “mostrar o dedo do meio” aos que duvidaram de sua capacidade, após o desempenho vitorioso em Barcelona. A vitória é um marco significativo, não apenas por ser a primeira de Hamilton com a Scuderia, mas também por vir após um período desafiador.
A temporada de estreia de Hamilton como piloto da Ferrari em 2025 foi marcada por uma ausência inédita de vitórias e pódios, a primeira vez em sua carreira que não alcançou o top 3. Esse período de dificuldades levou o próprio piloto britânico a se descrever, em certo momento da campanha, como “absolutamente inútil”, refletindo a pressão e as expectativas não atendidas.
No entanto, o início de 2026 trouxe uma reviravolta positiva para a parceria entre Hamilton e a Ferrari. O piloto conquistou três posições entre os três primeiros nas corridas iniciais, culminando na vitória em Barcelona. Este triunfo é o primeiro desde o Grande Prêmio da Bélgica de 2024, encerrando um jejum e confirmando o potencial da nova aliança.
O pódio em Barcelona foi completado por George Russell, ex-companheiro de equipe de Hamilton na Mercedes, e Lando Norris, criando um momento histórico para o automobilismo britânico. Foi a primeira vez desde o Grande Prêmio dos Estados Unidos de 1968 que três pilotos britânicos ocuparam os três primeiros lugares, um feito raro que ressalta a força atual do Reino Unido na Fórmula 1.
Ao comentar a primeira vitória de Hamilton pela Ferrari, Norris não escondeu a admiração. “Acho que foi muito legal. É algo especial. É bom ver”, afirmou. Ele observou que Hamilton parece ter elevado seu nível de desempenho nas últimas corridas, aproveitando ao máximo o carro que tem disponível, o que é “legal de assistir”.
“Eu cresci como fã do Lewis e não sei se ainda me consideraria um fã desse tipo, mas ainda sou um admirador dele. E, como heptacampeão mundial, é sempre um prazer testemunhar esses feitos”, acrescentou Norris. Ele também destacou a emoção de ver a parceria com a Ferrari dar frutos, o que, para ele, torna a conquista ainda mais notável.
Norris expressou orgulho em compartilhar o pódio com Hamilton e Russell, refletindo sobre o simbolismo de ter três britânicos no topo. Ele também ponderou sobre como a vitória de Hamilton serve como uma resposta contundente àqueles que o criticaram durante os altos e baixos da temporada anterior.
“Compartilhar o pódio com ele e com George, ter três britânicos lá em cima, acho que pela primeira vez desde 1968 – é bastante especial, muito legal para nós representarmos nosso país dessa forma”, continuou Norris. “E, sim, estou feliz por ele. Espero que ele não esteja tão rápido a temporada toda, porque seria bom se pudéssemos lutar um pouco mais, mas é ótimo para ele. Deu para ver o quanto isso significou.” Norris concluiu, enfatizando que Hamilton “recebeu muitas críticas online de muita gente, então é bom que ele possa mostrar o dedo do meio para todos eles.”