Categorias BenefíciosINSS

INSS inicia pagamento antecipado do décimo terceiro para quem receber acima do mínimo

A partir desta quinta-feira, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começa a liberar a antecipação do décimo terceiro salário para aposentados e pensionistas que recebem mais que um salário mínimo. Este grupo de beneficiários terá seu pagamento efetuado até o dia 8 de maio, seguindo a ordem do último dígito do Número de Inscrição Social (NIS).

O processo de pagamento para quem ganha um salário mínimo teve início no dia 24 de abril e seguirá também até o dia 8 de maio. Ao todo, mais de 33,6 milhões de segurados do INSS receberão a primeira parcela do décimo terceiro, abrangendo ambos os grupos de beneficiários.

Os detalhes dos pagamentos, incluindo valores e datas, podem ser verificados através do aplicativo Meu INSS ou pelo site oficial. Para aqueles sem acesso à internet, a consulta está disponível pelo telefone 135, onde é necessário fornecer o CPF e confirmar dados pessoais para o atendimento, disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h.

O adiantamento do décimo terceiro é uma prática que vem sendo adotada pelo governo nos últimos cinco anos, inicialmente em resposta às necessidades econômicas trazidas pela pandemia de covid-19 em 2020 e 2021. Nos anos de 2022 e 2023, os pagamentos também foram realizados mais cedo, nos meses de maio e junho.

Relacionadas

De acordo com o Ministério da Previdência, esta antecipação representará uma injeção significativa na economia, somando um total de R$ 67,6 bilhões. Deste montante, R$ 33,68 bilhões correspondem à primeira parcela, com pagamentos divididos entre o final de abril e início de maio. A segunda parcela será liberada no final de maio e início de junho.

A maioria dos beneficiários receberá 50% do valor do décimo terceiro na primeira parcela, com exceção daqueles que começaram a receber o benefício após janeiro, que terão o valor calculado proporcionalmente. O Ministério também esclarece que os segurados com benefício por incapacidade temporária têm direito a uma parcela reduzida, proporcional à duração de seu benefício.

Para quem recebe mais de um salário mínimo

1ª parcela paga em maio 2ª parcela paga em junho


Finais 1 e 6 2/5 3/6
Finais 2 e 7 3/5 4/6
Finais 3 e 8 6/5 5/6
Finais 4 e 9 7/5 6/6
Finais 5 e 0 8/5 7/6