Categorias CruzeiroFutebol

Pedro Lourenço Adquire 90% da SAF do Cruzeiro de Ronaldo em Movimento Estratégico

Pedro Lourenço, empresário dono da rede Supermercados BH, acertou a compra de 90% das ações da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do Cruzeiro de Ronaldo Fenômeno. O acordo foi firmado nesta segunda-feira no centro de treinamento do clube, em Belo Horizonte, e ainda aguarda aprovação dos órgãos regulatórios pertinentes. O valor do negócio não foi revelado.

Em uma coletiva emocionada, Lourenço destacou que sua motivação para a compra vai além do aspecto comercial. “Não estamos comprando a SAF do Cruzeiro comercialmente. É sobre o amor que temos pelo clube e o respeito pelo torcedor”, expressou o novo majoritário da SAF cruzeirense.

A transação marca uma nova fase para o clube, que viu Ronaldo assumir a SAF em dezembro de 2021 com o compromisso de revitalizar a equipe, culminando na ascensão do time à elite do futebol brasileiro. Ronaldo, que investiu R$ 400 milhões na compra inicial das ações, agora passa o bastão com sentimentos mistos. “Deixo o Cruzeiro com a sensação de dever cumprido”, afirmou o ex-jogador.

Relacionadas

Além da mudança na propriedade, o Cruzeiro também verá alterações em sua gestão esportiva. Alexandre Mattos, previamente no América-MG, está cotado para se tornar o principal executivo de futebol do clube, com o filho de Lourenço, Pedro, atuando como seu assistente.

O clube ainda anunciou a saída de Paulo André, diretor interino de futebol, que participará do processo de transição para a nova gestão. Pedro Lourenço, que já foi conselheiro e investidor no clube na última década, é reconhecido por sua contribuição ao Cruzeiro e pelo faturamento substancial de sua rede de supermercados, que atingiu mais de R$ 17.3 bilhões em 2023.

A mudança é vista como um passo estratégico para fortalecer o Cruzeiro no cenário nacional e internacional, com a torcida e a comunidade esperançosas de que a nova liderança possa continuar o trabalho de reestruturação e sucesso iniciado por Ronaldo.