Um estudo detalhado da Controladoria Geral da União (CGU) apontou graves falhas no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) com o pagamento indevido de benefícios a 18.747 beneficiários já falecidos, acumulando um total de mais de R$ 193 milhões entre janeiro de 2019 e junho de 2023. Cerca de 75% desses pagamentos prosseguiram por até três meses após a confirmação dos óbitos.
O levantamento conduzido pela CGU utilizou informações do Sistema Nacional de Informações de Registro Civil (SIRC), do Sistema de Controle de Óbitos (Sisobi) e da base de dados Maciça. Foi observado que os picos de pagamentos indevidos ocorreram em momentos específicos, como dezembro de 2020, agosto de 2022 e janeiro de 2023, indicando problemas na automação do processo de verificação de óbitos do INSS.
Diante dos achados, a CGU emitiu recomendações urgentes para a revisão dos casos identificados, exigindo a interrupção dos pagamentos e a recuperação dos fundos distribuídos indevidamente. Além disso, o relatório sugere reforços nos controles de óbito, incluindo a adição de novas bases de dados, como a do Cadastro Único para Programas Sociais (CadSUS), para aprimorar a identificação de falecimentos e evitar discrepâncias futuras.
A CGU também destacou a necessidade de atualizar os métodos de prova de vida, possivelmente introduzindo verificações presenciais, para aprimorar a integridade e segurança do sistema de pagamentos do INSS.
INSS alerta segurados sobre o golpe da prova de vida online
Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é o maior distribuidor de renda do país, proporcionando cidadania e segurança financeira para mais de 39 milhões de brasileiros e brasileiras. Mas, além de se preocupar na concessão e manutenção de um gigantesco contingente de benefícios, o órgão também mantém no radar o combate aos golpistas, que usam das mais variadas artimanhas para ludibriar a boa-fé dos segurados e seguradas da Previdência Social.
Os golpes são mais diversos, sendo utilizadas, na maioria das vezes, ferramentas virtuais, como mensagens de SMS, WhatsApp e telefonemas, quase sempre oferecendo vantagens e ganhos inexistentes. Um desses golpes rotineiramente aplicados é o da prova de vida online. Nele, os criminosos telefonam para aposentados e pensionistas alertando sobre a suposta necessidade de realizar o procedimento de forma digital. Alegam que é uma nova modalidade adotada pelo INSS.
No passo seguinte, o criminoso, que se passa por atendente do INSS, pede para a vítima confirmar os dados pessoais e bancários. Depois, solicita o envio de uma foto atualizada e dos documentos digitalizados, gerando margem para um golpe pelo WhatsApp. De posse dos dados confirmados e a foto do documento, o criminoso terá mais facilidade para agir e executar a fraude financeira.
Gerente da maior Agência da Previdência Social (APS) no Acre, a unidade Rio Branco, Ocian Florêncio destaca que os golpes prejudicam os aposentados e pensionistas, que, na maioria das vezes, são induzidos pelas facilidades oferecidas pelos golpistas. “Temos uma clientela idosa. Muitos não têm habilidade com as ferramentas tecnológicas e terminam sendo presas fáceis para os criminosos”, diz.
Ocian Florêncio recomenda que os segurados do INSS não aceitem os contatos como verdadeiros. “Sempre que receber telefonema, SMS, mensagem de WhatsApp e e-mail tratando de assuntos relacionados ao INSS, o melhor caminho é não informar os seus dados. Se tiver dúvidas, procure os nossos canais oficiais, como a Central 135, ou aplicativo Meu INSS. Ou peça ajuda a um familiar ou amigo de confiança”, recomenda Florêncio.
Como não cair em golpe
O site do INSS orienta o segurado a concentrar todas as operações de atualização no espaço Meu INSS na plataforma Gov.br e jamais compartilhar login e senha. As dicas para os aposentados são as seguintes:
1. Manter os dados de contato, como telefone, e-mail e endereço atualizados no Meu INSS ou pelo telefone 135.
2. Não atender solicitações de dados por e-mail, mensagem ou telefone.
3. Não clicar em links enviados por SMS e desconfiar de mensagens não identificadas. O número do SMS usado pelo INSS para informar os cidadãos é 280-41;
4. Acessar o MEU INSS na plataforma Gov.br para confirmar o contato ou a convocação;
5. Usar apenas os canais oficiais de atendimento para cumprir solicitações do INSS, seja para agendar um serviço ou para entregar algum documento.
O INSS garante que nunca entra em contato direto com a pessoa para solicitar dados, nem pede o envio de fotos de documentos. A atitude preventiva e o monitoramento do CPF são sempre as melhores medidas para cuidar dos seus dados pessoais e manter um bom score de crédito na aposentadoria.