Categorias CruzeiroFutebol

Pedro Lourenço: O Empresário Que Pode Ser o Novo Controlador da SAF do Cruzeiro

Pedro Lourenço, conhecido empresário do ramo de supermercados e conselheiro do Cruzeiro, está próximo de se tornar o novo sócio majoritário da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do Cruzeiro, adquirindo a participação de Ronaldo Fenômeno. A negociação, avaliada em mais de R$ 500 milhões, poderá ser concluída nos próximos dias, apesar de existirem desafios contratuais que incluem uma cláusula de permanência mínima de 60 meses para Ronaldo.

Pedro Lourenço, ou Pedrinho BH como é popularmente chamado, tem uma história de envolvimento profundo com o clube mineiro, que remonta à gestão de Zezé Perrella em 2019. Durante a crise financeira do clube e seu rebaixamento, Lourenço foi fundamental, auxiliando no pagamento de salários e investindo na modernização das instalações do clube, como a Toca da Raposa II.

Relacionadas

O relacionamento de Lourenço com Ronaldo também é marcado pela parceria estratégica, com o Supermercados BH sendo um dos principais patrocinadores do Cruzeiro sob a gestão de Ronaldo. Em dezembro de 2021, Ronaldo adquiriu 90% da SAF do Cruzeiro, assumindo uma dívida considerável, e no início do ano passado, vendeu 20% dessas ações para Lourenço.

Nascido em Paineiras, Pedro Lourenço começou sua jornada em Minas Gerais no setor varejista e, em 1996, inaugurou a primeira unidade do Supermercados BH. Hoje, a rede é a quinta maior do país, com faturamento reportado de R$ 14 bilhões em 2023.