Categorias EsportesOlimpíadas

Desmantelamento de Acampamento de Migrantes em Paris Aumenta Tensões Pré-Olímpicas

A polícia francesa realizou nesta terça-feira a evacuação de um campo de migrantes localizado nas margens do rio Sena em Paris, intensificando as preocupações com a situação dos refugiados na cidade a menos de 100 dias para os Jogos Olímpicos. O local, que abrigava principalmente adolescentes e jovens da África Ocidental, estava em uma área estratégica para as competições olímpicas, levantando questões sobre a segurança e a imagem que Paris deseja transmitir durante o evento.

Os desalojados, muitos dos quais menores desacompanhados em processo de solicitação de residência, foram surpreendidos pela operação policial no início da manhã. Boubacar Traore, um jovem de 16 anos de Burkina Faso, expressou seu temor à imprensa: “Já estava com medo, mas estou ainda mais assustado porque não sei para onde ir”.

Relacionadas

A ação é parte de uma série de despejos que ocorrem todos os anos após o fim da “trégua” de inverno, período em que as autoridades suspendem tais intervenções. No entanto, ativistas e grupos de ajuda alegam que os esforços para limpar a cidade de acampamentos de migrantes têm se intensificado com a proximidade dos Jogos Olímpicos.

Elias Hufganel, um voluntário de um grupo de apoio a refugiados, criticou a motivação por trás das operações: “As autoridades querem um local ‘limpo’ para os Jogos Olímpicos. Eles não querem que os turistas vejam Paris como uma cidade cheia de migrantes e requerentes de asilo”.

A polícia justificou a evacuação pela proximidade do acampamento a escolas, citando preocupações de segurança. Esse incidente ressalta a complexidade dos desafios que Paris enfrenta ao se preparar para sediar um evento global, equilibrando a segurança, a hospitalidade e a responsabilidade social em um momento de visibilidade internacional.