Partidas do Brasil na Copa América, realizada nos EUA, terão narração e comentários direto de estúdio no Rio

A Rede Globo definiu sua estratégia de cobertura para a Copa América, que acontecerá nos meses de junho e julho. Serão destacadas quatro equipes de jornalismo para acompanhar o evento, com atenção especial às atividades da seleção brasileira. Contudo, a decisão da emissora foi por não deslocar sua equipe de narração e comentários, que permanecerão no Brasil, realizando seu trabalho diretamente dos estúdios no Rio de Janeiro para a transmissão das partidas, tanto em canal aberto quanto por assinatura.

Para a cobertura nos Estados Unidos, onde o torneio será sediado, os repórteres Richard Souza, Gabriela Ribeiro, e Carlos Gil, além de André Gallindo, correspondente esportivo da Globo no país, serão os responsáveis por trazer as novidades. Posteriormente à Copa América, Gallindo e Gil seguirão para Paris para cobrir os Jogos Olímpicos, marcados para o final de julho.

Relacionadas

A emissora havia considerado a possibilidade de enviar Luís Roberto, um de seus principais narradores, para narrar os jogos da seleção brasileira diretamente dos estádios nos EUA. No entanto, devido a questões orçamentárias e com o foco voltado para a cobertura dos Jogos Olímpicos, optou-se por manter a narração a partir do Brasil.

A Globo detém os direitos exclusivos de transmissão da Copa América na TV brasileira. Na TV aberta, somente os jogos da seleção brasileira serão transmitidos, enquanto as demais partidas poderão ser acompanhadas através do SporTV, seu canal de esportes por assinatura, e pelo Globoplay, a plataforma de streaming da emissora.

A edição de 2024 da Copa América será a 48ª do torneio, que é o principal evento de seleções de futebol da América do Sul, organizado pela Conmebol. O torneio acontecerá de 20 de junho a 14 de julho de 2024, paralelamente à Eurocopa, cuja metade dos jogos também será exibida pela Globo. O campeão da Copa América terá o direito de disputar a Finalíssima de 2025 contra o vencedor da Eurocopa. Ao todo, 16 equipes participarão, sendo 10 da América do Sul e seis convidadas da Concacaf.